Psicologia do Esporte

Behaviorismo e Esporte


No cotidiano do treinamento desportivo há muito tempo vê-se um direcionamento das atividades da práxis pedagógica alinhadas ao dualismo estímulo-resposta proposta por Skinner e sua teoria Behaviorista no escopo de moldar comportamentos táticos definidos pelo treinador.
O ato pedagógico cotidiano na busca do desenvolvimento de padrões de comportamento coletivo, o modelo de jogo do treinador, por muitos anos foi influenciado pela forma destes conceber o Ser Humano e a Educação Física como ciência pautada no mecanicismo e absorção de conceitos sociais logo transmitidos a atletas por meio de uma tênue película que separaria o modus vivendi esportivo e a sociedade servil histórica.
Ao conceber o Ser Humano, neste caso o atleta, como sendo incapaz de pensar sobre sua existência, um ser a-histórico em suas vivências esportivas desprezando sua capacidade de conhecimentos (declarativos e procedimentais) adquiridos em suas trajetórias, uma relação interpessoal centrada na subserviência colonial de nossa cultura social, um sujeito ausente de linguagem e manifestação, enfim um reprodutor de mecanismos impostos como únicos verdadeiros, a utilização da modelagem do comportamento por meio de utilização de técnicas de reforço e punições adéqua-se a este cenário.
A Educação Física, ciência a qual abarca o esporte, por muitas décadas centrou-se em conceitos militares para educação do corpo destituído de qualquer ligação com mente, portanto preocupar-se apenas com o corpo era o cerne do desenvolvimento humano.
A necessidade de treinadores ter o domínio completo do comportamento coletivo dos atletas (visto aqui como a soma dos comportamentos individuais) dentro de seus ambientes desportivos (quadras, ginásios, piscinas, etc...) principalmente em desportivos coletivos remete a estes a aplicação do modelos Behaviorista como único verdadeiro em suas ações práticas cotidianas.




A necessidade da Avaliação Multifatorial da Performance do Atleta de Futsal de Alto Rendimento:
A complexidade do Esporte

O planejamento das épocas desportivas de uma equipe,seja esta período preparatório ou competitivo, estruturada no inicia de cada temporada tem no cerne do seu escopo tornar o “indivíduo atleta” capaz de resolver os problemas da modalidade esportiva in momentum do jogo solicitando neste todas as seus domínios desenvolvidos ou em desenvolvimento.
Nos inúmeros momentos em que os participantes de um enfrentamento esportivo tornam-se protagonistas de um lance, seja este com a posse do móvel do jogo ou não, este apresenta, na sua escolha exteriorizada da ação motora final (técnica) um conjunto interdependente de domínios esportivos. Estes domínios podem ser classificados em 4 grande domínios:

·        Domínio Físico: V02 máx, Limiar Anaeróbio, flexibilidade, potência, força, velocidade, resistência, outras.

·        Domínio Técnico: Ações técnicas da modalidade

·        Domínio Tático: Ações estruturadas de acordo com o Modelo de Jogo Adotado (MJA) da equipe em todas as suas esferas:

·        Domínio Psicológico: fatores intervenientes da performance esportiva tais como: ansiedade, stress, motivação, autoconfiança, determinação, concentração, atitude, outras.

·        Domínio Cognitivo (Inteligência de Jogo): Conhecimento Declarativo, Conhecimento Procedimental, Tomada de Decisão, Antecipação, Memória, Percepção, Elaboração de Plano Mental.

A análise de uma partida ou de um fractal da mesma, assim como seu desfecho é, geralmente, avaliado apenas de acordo com seu sucesso (vitória) ou insucesso (derrota). Sabe-se no entanto que por algumas vezes a primeira pode esconder a escolha errônea de manifestação voluntária de domínios solicitados sendo ainda geradoras de sucesso. 

                          
 Fig: A complexidade do Atleta em Jogo

O entendimento do atleta como um indivíduo de execução motora complexa evidenciada na sua exteriorização final nos remete portanto a necessidade de uma apreciação de valor multifatorial da capacidade integrada e holística do mesmo para podermos intervir de forma a desenvolver tais domínios inter-relacionados em treinamentos.