terça-feira, 5 de abril de 2011

A necessidade da Avaliação Multifatorial da Performance do Atleta de Futsal de Alto Rendimento:
A complexidade do Esporte

O planejamento das épocas desportivas de uma equipe,seja esta período preparatório ou competitivo, estruturada no inicia de cada temporada tem no cerne do seu escopo tornar o “indivíduo atleta” capaz de resolver os problemas da modalidade esportiva in momentum do jogo solicitando neste todas as seus domínios desenvolvidos ou em desenvolvimento.
Nos inúmeros momentos em que os participantes de um enfrentamento esportivo tornam-se protagonistas de um lance, seja este com a posse do móvel do jogo ou não, este apresenta, na sua escolha exteriorizada da ação motora final (técnica) um conjunto interdependente de domínios esportivos. Estes domínios podem ser classificados em 4 grande domínios:

·        Domínio Físico: V02 máx, Limiar Anaeróbio, flexibilidade, potência, força, velocidade, resistência, outras.

·        Domínio Técnico: Ações técnicas da modalidade

·        Domínio Tático: Ações estruturadas de acordo com o Modelo de Jogo Adotado (MJA) da equipe em todas as suas esferas:

·        Domínio Psicológico: fatores intervenientes da performance esportiva tais como: ansiedade, stress, motivação, autoconfiança, determinação, concentração, atitude, outras.

·        Domínio Cognitivo (Inteligência de Jogo): Conhecimento Declarativo, Conhecimento Procedimental, Tomada de Decisão, Antecipação, Memória, Percepção, Elaboração de Plano Mental.

A análise de uma partida ou de um fractal da mesma, assim como seu desfecho é, geralmente, avaliado apenas de acordo com seu sucesso (vitória) ou insucesso (derrota). Sabe-se no entanto que por algumas vezes a primeira pode esconder a escolha errônea de manifestação voluntária de domínios solicitados sendo ainda geradoras de sucesso. 

                          
 Fig: A complexidade do Atleta em Jogo

O entendimento do atleta como um indivíduo de execução motora complexa evidenciada na sua exteriorização final nos remete portanto a necessidade de uma apreciação de valor multifatorial da capacidade integrada e holística do mesmo para podermos intervir de forma a desenvolver tais domínios inter-relacionados em treinamentos.

Um comentário:

  1. Mais do que camadas didaticamente dispostas entre as aquisições multifatoriais dos atletas, ficaria com as imagens justapostas desses potenciais aprendidos e herdados geneticamente. Importa quando essas camadas se misturam para se transformar em outra coisa diferente daquilo que é classificado e organizado pelo didatismo limpo da apresentação do powerpoint. Na ação in locus é preciso misturar isso tudo até virar um borrão não classificável ou identificável pelo crivo científico, assim, desta forma, conseguiremos visualizar quão complexo é essa máquina de guerra chamada atleta quando ele nos mostra sua capacidade de superação, surpreendendo todos os números, previsões e expectativas.

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